Oposição na AL-BA não vai endossar convocação de Rui para falar sobre respiradores

Bahia

por Lucas Arraz

Foto: Reprodução / Ag. AL-BA

A oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) não irá apresentar um pedido de convocação do governador Rui Costa na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para prestar esclarecimentos sobre a compra frustrada de respiradores para o Consórcio Nordeste. 

 

Com apenas duas das oito cadeiras na CCJ do Legislativo estadual, interlocutores da oposição avaliaram que não valeria a pena apresentar o pedido de convocação sem ter número para aprová-lo. 

 

Nos bastidores, deputados estaduais comentam que a oposição deve acatar um pedido nas entrelinhas para que o grupo ligado a ACM Neto não incendiasse o tema. 

 

A compra frustrada dos respiradores com a Hemp Care e a Bio Geoenergy rendeu um prejuízo de R$ 49 milhões para os nove estados do Nordeste e agora é investigada pela Polícia Federal (PF), Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público da Bahia (MP-BA) (lembre aqui). Depoimentos apontam para um suposto esquema de superfaturamento na negociação dos equipamentos e o dinheiro não foi devolvido (veja aquiaqui e aqui). 

 

Assembleias Legislativas do Nordeste passaram a solicitar a convocação de Rui, presidente do consórcio e gestor responsável pela compra, mas apenas o Legislativo baiano possui a competência necessária para realizar o pedido. 

 

No Legislativo alagoano, os deputados devem votar nesta semana um pedido de convocação do secretário-executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas, também citado nos depoimentos como proponente de um esquema de desvio de dinheiro público na compra dos respiradores. 

Deixe sua avaliação!

Mais Notícias de Bahia