Salvador: Balé Teatro Castro Alves estreia o infanto-juvenil ‘Você Sabia?’
SalvadorUma obra com jeito da mais instigante curiosidade: inspirada nas diversas infâncias e na efervescência criativa dessa etapa de vida, “Você Sabia?” é o mais novo espetáculo do Balé Teatro Castro Alves (BTCA), que estreia neste mês de outubro em temporada que passa por diferentes pontos da cidade de Salvador: Esplanada do Teatro Castro Alves (TCA), nos dias 12, 13 e 14; Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), no dia 15; Instituto Central de Educação Isaias Alves (Iceia), no dia 20; e Escola Comunitária Luiza Mahin, no dia 21, sempre às 16h e com entrada gratuita. Com assinatura da coreógrafa convidada Dudude, o elenco da companhia pública de dança da Bahia performa em locais abertos, destacando a força do imaginário inventivo da criança e a necessidade da manutenção de um espaço de livre criação na formação e envolvimento humano.
A ignição primeira foi a pipa, sua rabiola e o vento que gera rabiscos e incita moveres, cheios de vontade de girar, rodopiar e viver. Os corpos ressoam desenhos que bailam e ativam memórias afetivas, abrindo caminhos e prezando pela simplicidade. “Nosso desejo é ativar a infância como um lugar que sempre poderemos habitar. Para crianças de hoje, ontens e amanhãs. O motivo se fez no voo, da pipa, do papagaio, dos pássaros, o vento como sinalizador de movimento. As múltiplas histórias de cada um, dançarino e dançarina do BTCA, ventam no espaço das cenas, abrem histórias nossas, revisitam lugares guardados, vividos de todos nós”, resume a coreógrafa Dudude, que provoca: “Você sabia que imaginar e criar mundo de faz de conta pode durar uma vida inteira? Você sabia que inventar é parte ativa do nosso viver? Você sabia que sua criança mora com você?”.
Resultante de convênio entre a Fundação Nacional de Artes (Funarte) e a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA), através do Teatro Castro Alves (TCA) e Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), este projeto foi idealizado por Wanderley Meira, ex-diretor artístico do BTCA, e é realizado com direção artística de Daniela Guimarães. ‘Você Sabia?’ chega em um momento oportuno, onde o exercício da fabulação nunca foi tão necessário. São muitos os motivos para buscarmos mais leveza, empatia, criatividade, colaboração pelas trocas, em estarmos conectados ao movimento do ser brincante consigo mesmo e com o entorno”, acredita Daniela.
Atravessando povos, épocas, classes sociais, cidades, bairros e comunidades, através das diferentes brincadeiras de rua e da oralidade na contação de histórias, a dramaturgia se pauta no ser brincante e no imaginário do quintal, da rua, dos espaços de convívio – pontos de encontro com os iguais e com os diferentes, lugares das descobertas, do susto e do medo, dos desafios, das vitórias e derrotas, do risco, da curiosidade. O espetáculo é direcionado para o público infanto-juvenil e para todas as crianças, inclusive aquelas que vivem dentro de pessoas adultas, onde podem permanecer perguntadoras e desejosas de entender o mundo.
Para a concepção da obra, uma jornada de oficinas preparatórias foi vivida por todo elenco, com a dançarina Inah Irenam em “Danças Populares” e a atriz Mariana Freire em “Interpretação Brincante e Contação de Histórias”, compondo o Observatório BTCA, que viabilizou a participação de artistas e pesquisadores da dança no processo.
A temporada de estreia de ‘Você Sabia?’ conta com medidas de acessibilidade – interpretação em Libras e audiodescrição.
BTCA
Companhia pública de dança contemporânea fundada em 1981, o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) tem direção artística de Daniela Guimarães e é um corpo artístico estável do Teatro Castro Alves (TCA), vinculado à Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e à Secult-BA. Conta no seu repertório com mais de 100 montagens de importantes coreógrafos. Em sua história recente, destacam-se “Lub Dub” (2017), “Urbis in Motus” (2017), “Tamanho Único” (2018), “CHAMA: Coreografia para artistas incendiárixs” (2018), “A História do Soldado” (2019), em parceria com a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), “Viramundo” (2022), junto à Orquestra Afrosinfônica, e “Plantando Jardins” (2023). Em 2021, celebrando seus 40 anos, o BTCA lançou o longa-metragem “A Cidade que Habita em Mim”.