Formação inédita de queijista chega à capital baiana esta semana

Salvador

Associação Comerqueijo promove o curso nos dias 17 e 18 de novembro, no Centro de Convenções

Pela primeira vez, a capital baiana recebe a formação nacional de queijista nos dias 17 e 18 de novembro, durante a e-Agro, no Centro de Convenções de Salvador. Esta é a 3ª edição do curso oferecido pela Comerqueijo – Associação dos Queijistas do Brasil. A entidade explica que o queijista é uma espécie de ‘sommelier’ de queijos, um especialista, profissional que acompanha e qualifica os produtores, traz a história, a cultura e o saber fazer de cada região do Brasil.

Rosanna Tarsitano, fundadora da Comerqueijo e queijista desde 2016, explica que a associação está a caminho de regulamentar a profissão. “Somos ‘sommelier’ de queijo e fazemos a ponte entre o queijeiro/produtor até o consumidor final. Trazemos o paladar mais sofisticado e mais amplo, recomendando harmonizações e aconselhando cada cliente. Nós, queijistas, ajudamos o queijo artesanal a chegar à mesa do consumidor com sua qualidade e história preservados”, afirma.

Rosanna diz ainda que a formação é para todos: para quem quer empreender novos negócios ou agregar valor à sua profissão, também para curiosos, vendedores, amantes do queijo e da culinária.

“Vai ser um passeio gastronômico, onde os participantes vão entender sobre harmonizações e famílias dos queijos, história e análise sensorial, em dois dias, vão abrir os horizontes sobre o universo dos queijos artesanais. E nós temos uma característica: a valorização dos queijos brasileiros”, finaliza.

Já o presidente da associação Comer Queijo e proprietário da Oxe é de Minas, Frederico Teixeira, explica que o queijista ajuda a desenvolver a cadeia produtiva do queijo em todo o país e agrega inovação com o conhecimento das técnicas.

A formação se inicia nos dois dias às 7h30 e vai até às 12h30 e será dividida em sete aulas: História e Geografia do Queijo; Matéria-prima do Leite ao Queijo; Harmonização de Queijos e Cervejas; Boas Práticas de Manipulação para Queijistas; Harmonização de Queijos e Cafés; Análise Sensorial como Degustar e Harmonização de Queijos e Vinhos.

O investimento na formação é de R$ 697,00 e as vagas são limitadas. Contato para reservas no cursos@comerqueijo.com.br ou no whatsapp (11) 97046-0463.

Deixe sua avaliação!

Mais Notícias de Salvador