Salvador: Carballal acredita em debandada de prefeitos para Jerônimo

Salvador

Vereador acredita que muitos se aliaram a ACM Neto levados por “pesquisas mal elaboradas”.

O vereador Henrique Carballal (PDT) fez uma avaliação positiva do resultado do primeiro turno e demonstrou confiança em reverter boa parte dos votos que foram para ACM Neto no primeiro turno. Carballal acredita que muitos foram iludidos por pesquisas que inflaram o potencial de voto do ex-prefeito e destaca a enorme vantagem conquistada por Jerônimo Rodrigues (PT).

 

“Nós estamos muito felizes pelo resultado das eleições, praticamente ganhamos a eleição no primeiro turno, foi por uma pequena margem que nós não ganhamos, então esse inclusive é o momento da gente abrir os braços e receber aqueles que foram no canto da sereia, das pesquisas mal elaboradas. Foram no canto da sereia, né? Da ditadura, dos discursos enviesados e agora a gente tá buscando na verdade congregar todos aqueles que querem o bem do povo da Bahia”, diz o vereador.

 

Carballal destaca que muitos prefeitos, vereadores podem ter pensado, em função do que foi apresentado até o início do primeiro turno, que Neto ganharia a eleição e que ele, por ser, né, herdeiro de um processo coronelístico, iria persegui-lo, se ele não apoiasse”, interpreta o edil.

 

“Então nesse momento que eles já perceberam de que isso não existe, eles estão libertos desse processo, acreditamos que nós vamos trazer essa turma de novo, né? Construir conosco um processo que a gente amplie a votação que Gerônimo teve, que a gente enterre de vez, né, esse atraso, de quem foi representado pela candidatura do ‘neguinho da Graça’ e a gente possa de fato de forma consagradora vencer as eleições no dia trinta de outubro”.

O vereador também fez questão de destacar que não há ressentimento sobre a escolha dos prefeitos no primeiro turno. “Não existe mágoa, não existe sentimento de rancor, somos de braços abertos, hoje inclusive eu falei na câmara fiz um pronunciamento que nós todos estaremos de braços abertos pra receber aqueles que não incorporaram nesse projeto no primeiro turno”.

Carballal destaca ainda a formaslização do apoio do PSOL. “Esse é o primeiro momento que a gente publicamente tá reunindo, hoje vamos ter inclusive já a declaração de apoio do PSOL. Eram os votos que faltavam, né? Se a gente tivesse o voto de Kléber já teríamos vencido no primeiro turno. Então a gente quer na verdade é com muita alegria, muita satisfação continuar com a mensagem. É Lula e é Jerônimo”.

O pedetista também falou sobre o apoio anunciado nacionalmente pelo seu partido ao ex-presidente Lula no segundo turno. “Grande parcela dos militantes históricos do PDT votaram já em Jerônimo no primeiro turno, demonstraram a profunda insatisfação, inclusive as pessoas podem não ter divulgado até porque a força inicial que Neto tentava apresentar pode ter inibido alguns veículos de declarar o que ocorreu mas teve figuras do PDT que apresentaram candidatura própria e foram inibidos né, pela presidência estadual do partido, mas existe o fundo né”?

Ele lembra a herança brizolista do PDT para ilustrar a distância do partido em relação a ACM Neto. “Os militantes do PDT são brizolistas, aquela turma que veio num discurso na construção de um partido com a lógica trabalhista ou sem a simpatia da candidatura de Jerônimo. Então no momento em que a candidatura de Ciro e o próprio PDT nacional apoia a candidatura de Lula, o pessoal fica aqui numa sinuca de bico muito grande. Porque se o projeto Lula é um projeto nacional de Lula, é hoje incorporado pelo Projeto Nacional do PDT, naturalmente que o projeto de Jerônimo aqui se iguala ao projeto de Lula, né? Neto tá no campo completamente oposto, completamente fora desse cenário. Então a gente pede que o PDT possa fazer uma nova releitura, né, do seu papel nessa eleição”.

Deixe sua avaliação!

Mais Notícias de Salvador