Artes manuais para crianças e maquiagem cênica: confira as oficinas do Centro Técnico do TCA em outubro
SalvadorSe outubro é o mês das crianças, o Centro Técnico do Teatro Castro Alves (CT/TCA) inclui este público nas oficinas de celebração de seus 35 anos de fundação. No dia 8 (domingo), das 10h às 12h, o Vão Livre do TCA recebe a turma de ‘Artes Manuais’, para participantes de 3 a 12 anos de idade, conduzidos pela equipe técnica do CT e com contação de história de Cássia Valle. Já no dia 26 de outubro (quinta-feira), das 14h às 17h, voltando à formação de adultos, Tina Melo ensina técnicas de “Maquiagem Cênica”. As vagas são ocupadas por ordem de inscrição, que deve ser feita em www.tca.ba.gov.br/centro_tecnico.
Dedicado à pesquisa, formação, qualificação, criação, produção, sistematização e difusão de informações sobre engenharia do espetáculo, o Centro Técnico do TCA dá suporte às montagens e projetos realizados no Complexo do TCA, bem como pelos seus corpos artísticos – Balé Teatro Castro Alves (BTCA) e Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba). O setor também fomenta o campo das artes com serviços prestados à comunidade. Artistas e profissionais da cultura encontram neste espaço uma central de conhecimentos sobre cenografia, figurino, maquiagem, som e iluminação cênica, sendo possível contar com sua expertise, infraestrutura e assessoramento no que tange às tecnologias do espetáculo, valorizando e aperfeiçoando os saberes e fazeres de quem está nos bastidores.
Artes Manuais para Crianças
Com 40 vagas para crianças de 3 a 12 anos, esta oficina ministrada pelo corpo técnico do Centro Técnico do TCA pretende expandir e ampliar o conhecimento por meio da imaginação, produção e personalização de elementos diferentes e divertidos, a partir das sobras de materiais utilizados nas produções do setor. Uma oportunidade para que as crianças possam desenvolver a criatividade a partir da exploração de diferentes materiais e texturas. Uma atividade coletiva, que estimulará habilidades, autoconfiança e concentração. O momento será iniciado com contação de história conduzida por Cássia Valle, atriz, produtora, membro no colegiado do Bando de Teatro Olodum. Cássia também é museóloga, historiadora, psicopedagoga, escritora, pós-graduada em Psicopedagogia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e mestre em preservação do patrimônio cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Maquiagem Cênica
Com 25 vagas, propõe uma imersão nas técnicas e conceitos essenciais da maquiagem para as artes cênicas e audiovisual. Guiados pela experiência e conhecimento de Tina Melo, participantes vão explorar caminhos para a construção visual de personagens, com foco em técnicas específicas para pele, pele negra, interação de luz e sombra e criação visual da personagem. Além disso, serão abordadas as diferenças e aproximações entre maquiagem para teatro e para o cinema, permitindo uma compreensão abrangente das necessidades e desafios de cada meio.
Tina Melo é artista transdisciplinar, pesquisadora, educadora, graduada em Artes Plásticas, mestra em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas, especialista em Estudos Étnicos e Raciais e doutoranda em Artes Visuais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Nascida em Cachoeira, no Recôncavo Baiano, é filha de costureira e neta de bonequeira e agricultora. Trabalha com visualidades da cena desde 2007 e desenvolve projetos autorais em diversas linguagens, além de atuar como diretora de arte, figurinista e maquiadora para artes cênicas e audiovisual. Assinou a maquiagem do longa-metragem ‘Na Rédea Curta’ (Glenda Nicácio e Ary Rosa, 2022) e a direção de arte dos filmes ‘Ilha’ (Glenda Nicácio e Ary Rosa, 2018), ‘Café com Canela’ (Glenda Nicácio e Ary Rosa, 2017) e ‘Cinzas’ (Larissa Fulana de Tal, 2016).