Aliados de Elinaldo que atuaram em Camaçari são nomeados para cargos na prefeitura de Salvador
SalvadorAliados políticos seguem sendo acomodados na estrutura da prefeitura de Salvador após o processo eleitoral de 2024. Desta vez, o prefeito Bruno Reis (União) assinou a nomeação de dois quadros que já integraram a gestão de Elinaldo Araújo (União), ex-prefeito de Camaçari. No ano passado, Elinaldo tentou emplacar um sucessor no comando da cidade da Região Metropolitana, mas Flávio Matos foi derrotado por Luiz Caetano, do PT.
Segundo decreto do gestor soteropolitano, Otaviano Oliveira Maia Neto e Sineide Moura Araújo Lopes foram alocados na Secretaria de Governo (Segov). Os dois vão atuar como “Assessor Estratégico de Gestão II”.
Otaviano já foi vereador de Camaçari por um mandato, entre 2013 e 2016, pelo PT. Ele é sobrinho da ex-deputada estadual e ex-vereadora Luiza Maia. Antes de atuar no Legislativo como parlamentar, foi diretor de Comunicação da Câmara, quando Luiza Maia era presidente da Casa.
Em 2019, migrou para a base do então prefeito Elinaldo e chegou a ocupar o cargo de subsecretário da Habitação. Atualmente é presidente do diretório municipal do PP em Camaçari, partido que fazia parte da base do governo local.
Já Sineide Lopes acumula trajetória com tentativas frustradas de chegar ao Legislativo. No âmbito municipal, lançou seu nome como candidata a vereadora de Camaçari em três ocasiões: 2012 pelo antigo PMDB, 2016 pelo antigo Democratas e 2020 pelo PDT, e saiu derrotada em todas as disputas. Em 2022, tentou garantir uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) pelo PSD, mas ficou na suplência.
Pelo PSD, chegou a ser presidente do partido no município da RMS e tinha relação direta com o deputado federal Otto Filho (PSD) e com o próprio senador Otto Alencar (PSD). Em 2023, no entanto, ela deixou a sigla em meio ao desejo de disputar o Executivo camaçariense.
Em 2024 durante o processo de pré-campanha, Sineide decidiu recuar da disputa pela prefeitura e sacramentou a “portabilidade” ao declarar apoio a Flávio Matos, do União Brasil.
Na sequência, chegou a ser nomeada secretária de Relações Institucionais (Serin) de Elinaldo Araújo e ficou um breve período na gestão.