STF suspende temporariamente investigação da Lava Jato contra ministro do TCU

Brasil
STF suspende temporariamente investigação da Lava Jato contra ministro do TCU

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta terça-feira (1º), pela suspensão temporária da ação penal, na Operação Lava Jato, em que o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo, é réu por corrupção e lavagem de dinheiro. A denúncia foi acatada na última segunda-feira (31) pelo juiz Luiz Antonio Bonat, da 13ª Vara Federal em Curitiba (leia mais aqui). A informação é do jornal O Globo.

 

Votaram para paralisar a investigação os ministros Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski, enquanto os ministros Edson Fachin e Cármen Lúcia ficaram vencidos.

 

O empate, neste caso, beneficia o alvo da Lava Jato, já que o ministro está ausente, conforme previsto no regimento do Supremo.

 

Rêgo, que é ex-senador, apresentou, por meio de sua defesa, um pedido de arquivamento da ação penal.
Segundo a denúncia apresentada na semana passada pelo Ministério Público Federal (MPF) no Paraná, em 2014, quando ocupou o cargo no Senado e presidiu a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Petrobras, Vital recebeu R$ 3 milhões do ex-executivo da empreiteira OAS Léo Pinheiro, para que pessoas ligadas à empresa não fossem convocadas para depor na comissão. Pinheiro foi um dos investigados que assinaram acordo de delação premiada com a Lava Jato.

Deixe sua avaliação!

Mais Notícias de Brasil