Reprovação do governo Bolsonaro segue em queda no Brasil, diz pesquisa XP/ Ipespe
BrasilA avaliação que a população brasileira faz do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) está cada vez mais favorável para o chefe do Executivo nacional. Desde maio, esse índice vem caindo e chegou a 31% na rodada de outubro da pesquisa XP Ipespe. Em setembro, 36% dos entrevistados fizeram essa mesma avaliação.
O instituto entrevistou 1.000 pessoas, de 8 a 11 de outubro. Com isso, o levantamento tem margem de erro de 3,2 pontos percentuais num resultado que mostrou que, para 39% das pessoas, o governo é ótimo ou bom.
Ao questionar a atuação do governo especificamente em relação à pandemia, a aprovação também melhorou. Atualmente, 47% dos entrevistados veem a gestão como ruim ou péssima nesse quesito, 11 pontos a menos do que o registrado em maio. Por outro lado, 30% a avaliam como boa ou ótima, 10 pontos a mais.
EFEITOS DA PANDEMIA
Com os registros de casos diários apontando para a desaceleração, ainda que lenta, da pandemia no país, 64% dos brasileiros acreditam que o pior já passou enquanto 30% estimam que o pior ainda está por vir. Mesmo assim, a maioria reconhece a dimensão dos prejuízos econômicos e defende a manutenção do auxílio emergencial nos primeiros meses de 2021, caso o governo não institua um novo programa de renda até lá (saiba mais aqui).