Quaest: Lula volta a subir e Bolsonaro parado; Petista venceria já no primeiro turno
BrasilConsiderando os votos válidos Lula tem 48,9% dos votos válidos; levando em consideração a margem de erro, a pesquisa aponta a possibilidade de uma vitória no primeiro turno.
Divulgada na noite de terça-feira (20), a mais recente pesquisa Pesquisa Quaest apontou uma diferença de 10 pontos percentuais entre o primeiro e o segundo colocado na disputa pela Presidência da República. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue liderando com 44% das intenções de voto, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 34%.
O petista retornou ao índice que tinha há duas semanas, oscilando dois pontos para mais em relação ao último levantamento, publicado no dia 13 de setembro. Já Bolsonaro se manteve no mesmo patamar da semana passada.
Considerando os votos válidos Lula tem 48,9% dos votos válidos, o que, levando em consideração a margem de erro, indica a possibilidade de uma vitória no primeiro turno.
Em terceiro lugar aparecem empatados Ciro Gomes (PDT), com 6%, e Simone Tebet (MDB), com 5%. Na pesquisa da última semana, o pedetista tinha 7% e a emedebista, 4%. Soraya Thronicke (União) se manteve com 1%. Os demais candidatos não pontuaram.
A pesquisa entrevistou 2.000 pessoas face a face, entre os dias 17 e 20 de setembro. Segundo o instituto, o índice de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-04459/2022.