Professora filmada fazendo gesto nazista em sala de aula é demitida

Brasil

Foi demitida a professora Josete Biral, filmada fazendo gesto nazista dentro de sala de aula em uma escola na cidade de Ponta Grossa, no Paraná.

Segundo o G1, a informação foi confirmada pelo advogado da educadora, Alexandre Jorge. “O posicionamento dela é que não existiu qualquer gesto típico de saudação nazista. Foi no momento de descontração, no encerramento da aula, que se for se considerar gesto típico de alguma natureza seria saudação à bandeira e à pátria”, disse ele.

Após o incidente, a direção do Colégio Sagrada Família chegou a emitir uma nota oficial, na qual classifica a atitude da professora como “um erro” e atribui o comportamento aos “ânimos exaltados” do cenário político no país.

O Instituto Brasil-Israel, por sua vez, manifestou repúdio ao gesto da professora e também criticou a leniência da escola. “Não podemos normalizar situações como essa, mesmo que sejam exceções, o processo de aceitação, sem qualquer punição, faz com que mais pessoas se sintam à vontade para cometer o crime de apologia ao nazismo”, declarou a instituição. “É preciso tomar medidas mais duras para frear a ascensão do neonazismo”, pontuou.

Com a repercussão do caso nas redes sociais, o Ministério Público do Paraná (MP-PR) afirmou que vai investigar as denúncias.

Esta não foi a primeira vez que Josete se envolveu em situações controversas. Em fotografias que circulam na internet, a professora também aparece usando bottons em apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e segundo colegas, ela costuma fazer campanha a favor do presidente dentro da escola.

Deixe sua avaliação!

Mais Notícias de Brasil