PP aciona Conselho de Ética da Câmara dos Deputados e pede cassação de André Janones
BrasilO partido Progressistas entrou com uma representação no Conselho de Ética da Câmara dos deputados em que pede a cassação de André Janones, parlamentar eleito pelo Avante de Minas Gerais, por divulgação de supostas fake news e quebra de decoro parlamentar. O documento, com data do último domingo (16), foi obtido pelo Bahia Notícias.
A representação, assinada pelo deputado baiano e atual presidente do PP nacional Cláudio Cajado, alega que desde o dia 2 de outubro de 2022, Janones tem “realizado publicações disseminando notícias falsas sobre o presidente Jair Bolsonaro em redes sociais”. O documento ressalta, ainda, que o parlamentar é apoiador do candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT), adversário de Bolsonaro nas urnas.
“É fato público e notório que alguns bolsonaristas já foram punidos pelo TSE pela divulgação de fake new e, em uma das postagens de Janones no Twitter, ele afirma estar combatendo o bolsonarismo de igual para igual”, diz trecho da representação, que anexou diversos prints retirados das redes sociais de André Janones.
No texto da ação, o Progressistas também afirma que “restou claro” o uso por Bolsonaro da expressão “pintou um clima” devido ao presidente ter a “impressão de que as meninas venezuelanas estariam se prostituindo”.
No último sábado (15), viralizou nas redes sociais um vídeo em que o presidente Jair Bolsonaro (PL), em entrevista ao podcast Paparazzo Rubro-Negro, relata uma história em que teria pintado “um clima” entre ele e meninas venezuelanas de 14 e 15 anos de idade. Devido ao relato, a tag “Bolsonaro pedófilo” chegou a ser um dos assuntos mais comentados no Twitter