No Brasil, secretário de Defesa dos EUA pedirá ‘respeito à democracia’
BrasilEm visita ao Brasil nesta semana, o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, deve fazer coro aos pedidos para que militares respeitem o sistema democrático, segundo informações da Reuters
O secretário vem ao país para participar do encontro multilateral sobre defesa e segurança das Américas, que tem o Brasil como sede para o biênio 2021/2022. Os encontros ocorrem em Brasília.
Austin discursa nesta terça (26) e quarta-feiras (27) e, de acordo com o relato feito à Reuters, reforçará a mensagem sobre a necessidade de as Forças Armadas não interferirem em pilares democráticos como as eleições. A fala não citaria, necessariamente, o Brasil.
As falas de Austin devem reforça o posicionamento de Washington de que acredita no sistema eleitoral brasileira como capaz de gerir uma eleição livre e justa, acrescentou um alto funcionário da Defesa à agência Reuters.
Caso concretizada, a fala de Austin não seria a primeira mensagem do tipo dos EUA direcionada ao Brasil. Há uma semana, Ned Price, porta-voz do Departamento de Estado americano, também deu declarações afirmando que os EUA confiam no sistema eleitoral brasileiro, descrito por ele como um modelo.