Museu Geológico da Bahia realiza Oficina para Cegos na próxima segunda-feira
BrasilO dia a dia da maioria das pessoas é marcado por relações visuais, mas para os cegos, o uso desse sentido não é possível. Com o intuito de possibilitar a essas pessoas ampliar seus meios de enxergar a Bahia, o Museu Geológico (MGB), órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Instituto Geográfico Histórico da Bahia (IGHB) e o Instituto de Cegos da Bahia, vai realizar uma oficina para cegos na próxima segunda-feira (08), das 14h às 16h.
O geólogo e historiador, Rubens Antonio, responsável pela concepção do projeto, coordenador e instrutor do curso, explica que a proposta é ampliar a dimensão da tradicional aula falada, por meio da manipulação de maquetes, escalas portáteis em relevo, cedidas pelo IGHB. Essa primeira oficina será ministrada para dez adultos do Instituto dos Cegos.
“Queremos possibilitar aos participantes, através das maquetes, o acesso a modelos reduzidos das geomorfologias da Bahia, permitindo uma melhora na noção de distribuição de unidades fundamentais, a exemplo da posição dos relevos da Chapada Diamantina. Já em relação a Salvador, a ideia é que percebem sua distribuição atual. Entender melhor a distribuição destas unidades permite compreender como e quando se deram eventos relacionados à formação do Estado e da nossa cidadania. Isto é algo decisivo na vida e, numa perspectiva cidadã, deve ser oferecido a todos”, afirma Rubens Antonio.
O que: Oficina para cegos
Quando: segunda-feira (08/07)
Horário: 14h ás 16h
Onde: Museu Geológico da Bahia