Lula agrada militares ao dizer que ‘são mais responsáveis’ do que o presidente
BrasilEm entrevista ao Uol, o candidato à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que os militares são mais responsáveis do que o presidente Jair Bolsonaro (PL) e que não tem queixa do comportamento das Forças Armadas. As declarações foram bem recebidas por militares da ativa. Apesar disso, o petista ainda é alvo de críticas de parte do generalato.
A avaliação é que o ex-presidente, ao isolar Bolsonaro, não feriu o brio das Forças Armadas como instituição de Estado. E que a fala do petista, apesar de possuir um caráter político-eleitoral, demonstra a tentativa de passar uma impressão de moderação e imparcialidade.
“Eu acho que nós temos que ter em conta que os militares são mais responsáveis do que o Bolsonaro. Eu convivi com os militares. Eu posso te dizer que eu não tenho queixa do comportamento das Forças Armadas, nem da Marinha, do Exército e da Aeronáutica”, disse Lula, em sua primeira entrevista após se lançar candidato.
Lula disse ainda que não acredita que as “bobagens que Bolsonaro fala” tenham o apoio e o respaldo do Alto Comando.
Alguns militares, ouvidos sob reserva pela coluna de Carla Araújo, do portal Uol, disseram que a fala do petista demonstra sua experiência política e salientaram ser verdadeira a afirmação de que ele trabalhou para valorizar o Exército, a Marinha e a Aeronáutica.
Nas palavras de um oficial de alta patente da ativa, Lula “sabe falar o que o público quer ouvir”.