Justiça anula nomeação de dentista amiga de Frias em órgão da Secult
BrasilA Justiça do Rio de Janeiro anulou a nomeação da dentista Edianne Paulo de Abreu, amiga do secretário Especial da Cultura, Mário Frias, em um cargo da pasta comandada pelo ator.
De acordo com informações da Folha de S. Paulo, a nomeação de Edianne como coordenadora-geral do Centro Técnico do Audiovisual (CTAV), ocorrida em setembro (clique aqui e relembre), foi anulada pela 21ª Vara Federal do Rio de Janeiro.
“O risco de dano irreparável ou de difícil reparação, por sua vez, decorre do prejuízo de descontinuidade das atividades administrativas do setor cultural, tendo em vista a ocupação de relevante cargo de confiança por pessoa, ao menos numa primeira análise, sem formação acadêmica e profissional apta ao seu regular desempenho”, decidiu o juiz Mario Victor Braga Pereira Francisco de Souza, responsável pela decisão em tutela de urgência.
Ainda segundo o jornal, a anulação se deu após contestação do Ministério Público Federal, em decorrência de uma denúncia do guarda municipal Rodrigo Figueredo, membro da Renosp LGBTI+ e do movimento Policiais Antifascismo.
Nomeada em setembro, a dentista bolsonarista, que foi candidata a deputada federal pelo PSL-RJ, não informou qualquer formação ou experiência na área à qual deveria atuar no governo (clique aqui). Diante disto, entidades do audiovisual fizeram manifestações para expressar a preocupação com os rumos do setor (relembre).