Governo Bolsonaro reage contra tentativa de golpe do Presidente Pedro Castillo no Peru
BrasilO Governo brasileiro também se colocou à disposição para “seguir mantendo as sólidas relações de amizade”
Enquanto aqui no Brasil o Presidente Jair Bolsonaro não se manifestou contra as mobilizações dos seus seguidores em várias partes do país pedindo golpe, o mesmo é contra no vizinho Peru. Uma contradição que ninguém sabe explicar a razão.
A tentativa de golpe do recém-destituído presidente do Peru, Pedro Castillo, foi condenada pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil em nota divulgada nesta quarta-feira (7).
De acordo com o Itamaraty, as medidas adotadas por Castillo, que foi preso na tarde de hoje, eram “incompatíveis com o arcabouço normativo constitucional daquele país [e] representavam violação à vigência da democracia e do Estado de Direito”.
Ainda na nota, “o Governo brasileiro manifesta sua disposição de seguir mantendo as sólidas relações de amizade e cooperação que unem os dois países”.
Leia a nota na íntegra:
“O Governo brasileiro acompanha, com preocupação, a situação política interna no Peru que levou à destituição constitucional do presidente Pedro Castillo pelo Congresso e à sua sucessão pela vice-presidente Dina Boluarte.
As medidas adotadas no dia de hoje, 7 de dezembro, pelo presidente Pedro Castillo, incompatíveis com o arcabouço normativo constitucional daquele país, representavam violação à vigência da democracia e do Estado de Direito. Espera-se que a decisão constitucional do Congresso peruano represente a garantia do pleno funcionamento do Estado democrático no Peru.
O Governo brasileiro manifesta sua disposição de seguir mantendo as sólidas relações de amizade e cooperação que unem os dois países e deseja êxito à presidente Dina Boluarte em sua missão como Chefe do Estado peruano.”