Exames e tratamentos lideram queixas de usuários de planos de saúde na pandemia
BrasilEntre as queixas mais recorrentes de usuários de planos de saúde relacionada à Covid-19, a dificuldade de realização de exames e tratamentos lidera, de acordo com o boletim mensal divulgado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) nesta quarta-feira (21).
A agência informou que 59% das 12.631 reclamações relacionadas à pandemia registradas de março a setembro tratam do tema.
O boletim informa que 26% das reclamações que envolvem a pandemia referiram-se a outras coberturas que foram afetadas, e 15% tratam de questões não assistenciais, como contratos e regulamentos dos planos, traz reportagem da Agência Brasil.
No mês de setembro, cerca de 7% das 14.597 reclamações registradas na agência tiveram alguma relação com a pandemia de Covid-19. No mesmo mês do ano passado, os usuários de planos de saúde registraram 12.278 queixas. O número de reclamações registradas em setembro de 2020 também é 4% maior que o de agosto.
A ANS acrescenta que, entre março e julho, 91,3% das reclamações relacionadas à Covid-19 foram solucionadas por mediação da Notificação de Intermediação Preliminar (NIP). Quando são consideradas todas as queixas, a taxa de resolutividade por mediação cresce para 92,7% no mesmo período.