Datafolha e Ipec viram alvos da Polícia Federal; entenda
BrasilPolícia Federal quer investigar ação de institutos de pesquisa durante 1º turno das eleições
Os institutos Datafolha e Ipec, além de outras empresas do ramo de pesquisas, viraram alvo da Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira (13), após a corporação abrir um inquérito para apurar erros nas principais sondagens eleitorais durante o 1º turno.
O órgão, segundo O Antagonista, pretende investigar se institutos agiram de forma irregular com a intenção de prejudicar a campanha à reeleição de Jair Bolsonaro (PL). A ação é uma resposta a solicitação feita pelo ministro da Justiça, Anderson Torres.
Os institutos de pesquisa entraram na mira do governo federal após divergências entre o resultado das urnas no primeiro turno e os “retratos” apontados pelas empresas estatísticas.
No caso dos levantamentos à Presidência da República, ambos previram vitória de Lula (PT) sobre Bolsonaro em primeiro turno por uma diferença de 14 pontos. No final da apuração, a diferença entre eles foi de apenas cinco pontos percentuais.
A responsabilidade pelo inquérito será da Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários da Superintendência da PF no Distrito Federal