Covid-19: pandemia não deve ser transformada em “futebol político”, diz OMS
BrasilO especialista em emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), Michael Ryan, disse que seria importante para todos os países ter “mensagens consistentes” sobre a pandemia da Covid-19, não transformá-la em um “futebol político”. De acordo com o Estadão, a declaração foi dada nesta quinta-feira (17), durante um evento do Dia Mundial da Segurança do Paciente.
“O que é importante é que os governos e instituições científicas deem um passo para trás, revisem as evidências e forneçam as informações mais abrangentes e fáceis de entender para que as pessoas possam tomar as medidas adequadas”, disse o especialista ao comentar declarações contraditórias do presidente Donald Trump e das autoridade de saúde dos Estados Unidos. “É entender a confusão, preocupação e apreensão. E não rir disso e transformar em algum tipo de futebol político”, criticou.
Na última quarta-feira (16), Trump se opôs às declarações do diretor dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, Robert Redfield. Ele afirmou que uma vacina para a Covid-19 poderia ser amplamente lançada em meados de 2021 e que máscaras poderiam ser ainda mais eficazes.