Corregedor da Câmara pede envio de processo contra Flordelis ao Conselho de Ética
BrasilEm parecer apresentado ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o corregedor da Casa, deputado Paulo Bengston (PTB-PA), recomendou o envio do caso da deputada Flordelis (PSD-RJ) ao Conselho de Ética.
“Os fatos descritos no Requerimento de Representação e no Inquérito Policial que o instrui constituem indícios suficientes de irregularidades ou de infrações às normas de decoro e ética parlamentar”, diz o relatório, segundo o G1.
O parecer é referente a processo apresentado à Câmara no fim de agosto pelo deputado Léo Motta (PSL-MG), após a parlamentar e os filhos dela virarem réus em um processo que apura o assassinato do marido dela, o pastor Anderson do Carmo. Flordelis é acusada de ser a mandante do crime, mas nega envolvimento no caso.
A Mesa Diretora vai analisar agora se encaminha o caso para o Conselho de Ética da Casa. Vale lembrar, no entanto, que o colegiado está com as atividades suspensas desde março, em função da pandemia de Covid-19. Para retomá-las, é necessário aprovar projeto de resolução, mas não há indicativo de quando uma votação neste sentido deve ocorrer.
A defesa da deputada foi entregue à Corregedoria por escrito, em 16 de setembro. Na última semana, o corregedor ouviu Flordelis por quase três horas no apartamento funcional da parlamentar, após pedido dela mesma. Por determinação judicial, a deputada está sendo monitorada por tornozeleira eletrônica e deve ficar em recolhimento domiciliar das 23h às 6h.