CERB trabalha em sistema de abastecimento que vai atender 563 famílias
BrasilA Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB), empresa vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), está concluindo o sistema integrado de abastecimento de água que vai reforçar as sedes municipais de Boquira, Paramirim, Caturama, Rio do Pires, Ibipitanga e Macaúbas. Outras sete localidades nas regiões de Ibiritaia e Ibipitanga vão ser beneficiadas. São elas: Mocambo e Sussuarana (Ibiritaia) e Pitucy, Covas da Mandioca, Lagoa da Prata, Morrinhos e Queimada Nova (Ibipitanga). O empreendimento depois de concluído vai atender 563 famílias.
Segundo a secretária da SIHS, Larissa Moraes, 80% da obra já se encontra concluída e, provavelmente, em junho deste ano o sistema será entregue às comunidades. “São diversas ações de saneamento básico no interior da Bahia, possibilitando, assim, a melhoria da qualidade de vida das pessoas, onde o governo tem levado desenvolvimento a essas regiões que por muitos anos não tiveram acesso a água potável e de qualidade”.
Com recursos do Governo do Estado da Bahia, no valor de R$190 milhões, a captação, que vai alimentar o sistema é feita através de um flutuante instalado no Lago da Represa de Zabumbão. Do empreendimento ainda fazem parte 10 estações elevatórias; tratamento de água composto de casa de química, estação de lavagem dos filtros, tanque de contato, poço de sucção e estação de tratamento do lodo. Estão sendo implantadas ainda 192 mil e 452 m de adutoras e subadutoras, além de nove unidades de reservação, redes de distribuição com 24.010 metros e instalação de ligações domiciliares que vão atender 563 unidades novas com hidrômetros.