“Carômetro”: Bolsonaro tem mais apoio entre governadores; Lula, entre ex-presidenciáveis
BrasilCandidatos ao Palácio do Planalto, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) miram no capital político de outros postulantes ao pleito para tentar aumentar os votos no segundo turno. Enquanto o petista lidera os apoios declarados entre os ex-presidenciáveis, o atual mandatário fez mais alianças com governadores.
Simone Tebet (MDB), Ciro Gomes (PDT), Léo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU) declararam que estão alinhados ao ex-presidente Lula na disputa.
Nenhum candidato à Presidência declarou apoio ao atual mandatário brasileiro. Os demais postulantes – Soraya Thronicke (União), Eymael (DC) e Felipe D’Ávila (Novo) – se declararam neutros. D’Ávila, porém, foi mais incisivo ao frisar que é contrário ao PT e ao “lulismo”.
Ao Metrópoles a equipe do presidenciável Padre Kelmon (PTB) afirmou que ainda não irá divulgar o posicionamento do candidato. Entretanto, em pronunciamento na segunda-feira (10/10), a chapa do Partido Trabalhista Brasileiro ao Planalto pediu votos a Bolsonaro.
“Neste segundo turno, somos todos Bolsonaro. Eu, o pastor e Roberto Jefferson, que sempre apoiou o presidente”, declarou Padre Kelmon, ao lado do seu vice, pastor Gamonal.
No primeiro turno, o mandatário do país ficou atrás do petista. Bolsonaro recebeu 51 milhões de votos (43,20% dos votos válidos), enquanto Lula somou 57,2 milhões (48,43%).