Carlinhos Brown será nomeado embaixador do turismo após saída de Ronaldinho Gaúcho e Daniel Alves
BrasilA Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) irá diplomar o músico Carlinhos Brown como embaixador do turismo do Brasil. O nome é o primeiro a ser escolhido após a agência destituir do posto 15 celebridades que haviam sido nomeadas no governo de Jair Bolsonaro (PL).
A lista incluía nomes como o jogador de futebol Daniel Alves, que está preso preventivamente na Espanha por acusações de agressão sexual, o ex-jogador Ronaldinho Gaúcho, que em 2020 ficou mais de um mês detido no Paraguai, e o cantor Amado Batista, um vocal apoiador do ex-presidente.
A escolha por Carlinhos Brown se dá por sua carreira internacional, diz a agência. O cantor e compositor já realizou dezenas de turnês e eventos no exterior ao longo de décadas de trabalho —entre eles, a Lavagem de Madeleine, em Paris, e o Carnaval de Notting Hill, em Londres.
“Esse é o início de uma parceira institucional, mas, acima de tudo, o reconhecimento do trabalho de excelência que Carlinhos Brown executa, de forma voluntária, de promoção da cultura afrobrasileira no exterior”, afirma o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
“Sua atuação internacional projeta para fora exatamente o Brasil que queremos que o turista venha conhecer, que valoriza e celebra toda a diversidade cultural de seu povo”, acrescenta.
A diplomação de Carlinhos no programa de embaixadores será realizada no evento Expo Carnaval, em Salvador, na sexta-feira (24). Outras personalidades também serão convidadas a participar do programa. “Os embaixadores do turismo do Brasil irão representar nosso país em sua diversidade”, afirma Freixo.
Mônica Bergamo/Folhapress