Bolsonaro celebra recuo da inflação em julho em postagem

Brasil

O recuo inflacionário medido pelo Índice de Preços ao Conusmidor Semanal (IPC-S) de 1,19% no final de julho foi celebrado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) via redes sociais. “O mercado esperava uma DEFLAÇÃO de -0,76% no Índice de Preço ao Consumidor- Semanal (IPC-S). O resultado foi uma DEFLAÇÃO de -1,19%“, postou, no Twitter.

Na postagem, o presidente lembrou que essa queda foi puxada pelo setor de transportes, que teve redução de preços de 4,81%. O movimento foi influenciado sobretudo no custo da gasolina, que teve recuo de 14,24% no último período de julho.

Essa prévia inflacionária é medida pelo Instituto Brasileiro de Economia (FGV Ibre). Segundo a instituição, em relatório revelado nesta terça-feira (2), o IPC-S da última quadrissemana de julho caiu em todas as capitais pesquisadas.

Em Salvador, a variação que já havia sido negativa em 22 de julho (-0,23%), foi para -1,95% em 31 de julho – menor taxa entre os locais abordados pelo indicador. Transportes (-6,67%) e Educação, Leitura e Recreação (-3,23%) foram os principais fatores da queda.

 

 

Deixe sua avaliação!

Mais Notícias de Brasil