AGU pede condenação de mais 42 pessoas por participação em atos golpistas
BrasilA Advocacia-Geral da União (AGU) apresentou à Justiça Federal do Distrito Federal mais um pedido de condenação definitiva contra 42 pessoas presas em flagrante por atuarem na invasão e depredação nas dependências dos prédios dos três Poderes da República em 8 de janeiro, na cidade de Brasília.
Caso sejam condenados, os suspeitos serão obrigados a pagar R$ 20,7 milhões aos cofres públicos. Os investigados já tiveram os bens bloqueados a pedido da própria AGU. Agora, com a nova solicitação, a expectativa é de que a tutela cautelar seja convertida em ação civil pública de proteção do patrimônio público.
De acordo com a AGU, os réus “participaram ativamente em atos ilícitos dos quais, mais que os danos materiais ao patrimônio público federal objeto desta ação, resultaram danos à própria ordem democrática e à imagem brasileira”.
Ao todo, as ações movidas pelos órgãos buscam responsabilizar 178 indivíduos, uma associação, um sindicato e três empresas por financiar e participar dos atos golpistas.