Vice Prefeito de Bom Jesus da Lapa, Miguel Leles recebe Folia de Reis
Bahia
O vice prefeito de Bom Jesus da Lapa, Miguel Leles e sua esposa Leidiane Rocha, recebeu na última quinta-feira (04/01), a tradicional festa de Folia de Reis em sua residência.
O Grupo de Reis da Lagoa do Leocádio apresentou a Folia, uma festa de origem européia intimamente ligada às comemorações católicas do Natal. No Brasil, essas manifestações folclóricas mantêm-se vivas em muitas cidades.
Na chegada houve o ritual dos Reis Magos e uma confraternização, um almoço, as pessoas almoçaram e confraternizaram em clima de perfeita harmonia.
De acordo com o vice prefeito, Miguel Leles, a tradição da Folia de Reis é parte da imagem do Brasil: “São elementos como esse que fazem com que saibamos quem somos e a que lugar pertencemos. Procuro apoiar as atividades culturais, porque é o momento de resgatar valores e atitudes como essa, que ajudam a criar esperança e acreditar na humanidade”.
O vice prefeito Miguel Leles também ressaltou a importância de apoiar tradições como a Folia de Reis e destacou que a administração municipal tem procurado atender aos desejos da população: “Estamos trabalhando para levar adiante os projetos que beneficiam a comunidade”.
Na comemoração, grupos de cantadores e músicos trajando fardamento, entoando cânticos bíblicos que relembram a viagem a Belém dos três Reis Magos – Baltazar, Belchior e Gaspar – para dar boas vindas ao Menino Jesus.
O Alferes da Folia, chefe dos foliões, seguido dos palhaços do “Reisado” e de seus instrumentos, batiam nas portas dos fiéis, oferecendo uma bandeira colorida enfeitada com fitas e santinhos.
Do lado de fora, os palhaços vestidos a caráter e cobertos por máscaras, representando os soldados do rei Herodes, de Jerusalém, dançaram ao som do violão, do pandeiro e do cavaquinho, recitando versos.
Satisfeita ficou, também, quem assistiu à apresentação. A dona da casa Leidiane Rocha, esposa do vice prefeito contou que é uma tradição que não deixa passar em branco, sempre assistia à Folia de Reis é muito bonita e preserva a nossa história. Estou contente com o que vi e recebi em minha residência”.