União Brasil deve apresentar oficialmente nome de Elmar para compor ministério nesta terça (13)
BahiaO União Brasil deve apresentar nesta terça (13) ou quarta (14) ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) duas sugestões de nomes para a composição do futuro ministério nas negociações que envolvem o apoio da sigla ao petista. Um será indicado pela bancada do Senado e o outro pela da Câmara, liderada pelo deputado baiano Elmar Nascimento.
O próprio Elmar, um dos principais aliados do ex-prefeito de Salvador ACM Neto, é cotado para ser um dos nomes indicados. O parlamentar, relator da PEC de Transição na Câmara, participa diretamente das negociações com Lula. Ele embarcou neste domingo (11) a Brasília para tratar tanto da PEC quanto do espaço no futuro governo.
A pasta seria a de Minas e Energia. Pela bancada do Senado, o partido reivindica o Ministério da Agricultura.
O desejo do União Brasil, no entanto, seria o Ministério do Desenvolvimento Regional de “porteira fechada”, ou seja, com a indicação de todos os cargos. Se esse pedido fosse aceito por Lula, a legenda não reivindicaria ter um segundo ministro. Mas a pasta deverá ser fatiada em duas, se transformando em Cidades e Integração Nacional.
Para integrar a base de Lula, o União Brasil, que elegeu uma bancada de 59 deputados e faz oposição ao PT na Bahia, quer ainda manter a influência política sobre a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) – o atual presidente do órgão, Marcelo Moreira, foi indicado por Elmar.
Política Livre