STF arquiva investigação contra Sérgio Britto e mais 9 deputados por crime de peculato

Bahia
STF arquiva investigação contra Sérgio Britto e mais 9 deputados por crime de peculato

Foto: Divulgação / Câmara dos Deputados

A ministra Rosa Weber, do STF, atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e arquivou um inquérito contra o baiano Sérgio Britto (PSD), mais oito deputados e o senador Romário pelo crime de peculato. A decisão foi assinada na última terça-feira (23).

 

De acordo com as informações do portal Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias, a investigação, aberta em 2020, apurava supostas irregularidades no uso da cota parlamentar, mantida com dinheiro público. Além de Britto e do ex-jogador, os alvos eram os deputados Danilo Cabral, do PSB de Pernambuco, candidato ao governo pernambucano; Silas Câmara, do Republicanos do Amazonas; Fausto Pinato, do PP de São Paulo; Carlos Henrique Gaguim, do União Brasil de Tocantins; Benedita da Silva, do PT do Rio de Janeiro; Fábio Reis, do PSD de Sergipe; Hiran Gonçalves, do PP de Roraima, candidato ao Senado; e Jéssica Sales, do MDB do Acre.

 

Na última segunda-feira (22), a vice-PGR, Lindôra Araújo, afirmou ao Supremo que os serviços parlamentares em questão foram de fato prestados, e que isso foi “exaustivamente demonstrado” pelos investigados.

 

Em 2020, quando o vice-PGR era o procurador Humberto Jacques de Medeiros, o entendimento do órgão havia sido diferente. Medeiros escreveu que havia suspeitas de “um forte esquema de falsidade ideológica, associação criminosa e lavagem de dinheiro”. As empresas usadas pelos parlamentares seriam de fachada, alegou a PGR ao solicitar a abertura do inquérito

Deixe sua avaliação!

Mais Notícias de Bahia