Saiba quantos eleitores de Lula na Bahia não votaram em Jerônimo Rodrigues no primeiro turno
BahiaCandidato petista à Presidência, Lula teve mais de 5.8 milhões de votos na Bahia
O ex-presidente Lula (PT) teve 5.873.081 votos na Bahia no primeito turno das eleições no último domingo (2). No entanto, o voto casado Lula-Jerônimo, como era esperado pela ala petista no estado, surtiu efeito ao ponto de fazer Jerônimo Rodrigues (PT) sair na frente de ACM Neto (UB) na disputa, mas não o suficiente para vencer o pleito em primeiro turno.
A diferença entre os dois candidatos ao governo foi de apenas 703,119 mil votos, cerca de 8,66 pontos percentuais. O candidato da chapa governista obteve no total 4.019.830 (49,45%) contra 3.316.711 (40,80%) de ACM Neto. Os dois farão o bate-chapa para decidir quem comandará o Palácio de Ondina no segundo turno, no dia 30 de outubro.
A continuação da disputa é uma vitória para o grupo petista, que em determinado momento da campanha até chegou a ficar sem esperança por não ter um candidato forte no pleito. Jerônimo, inclusive, era um nome desconhecido até então, mas a associação com o ex-presidente Lula o catapultou na campanha.
Dos mais de 5 milhões de eleitores de Lula no estado, pouco mais de 1,8 milhões optaram por não votar no candidato à sucessão de Rui Costa (PT), Jerônimo. Esses votos foram espalhados entre as candidaturas do ex-prefeito de Salvador, e também de Kleber Rosa (PSOL), que atingiu 48.239 votos, Giovani Damico (PCB), que teve 5.951 votos, e Marcelo Millet (PCO), que teve 826 votos.
Fonte:BNews