Prefeitura inaugura Unidade de Saúde da Família Km 17 em Itapuã
BahiaA Unidade de Saúde da Família (USF) Km 17 foi inaugurada pela Prefeitura de Salvador nesta quinta-feira (29), no bairro de Itapuã. No local, serão oferecidos atendimentos médico, de enfermagem e odontológico. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), é o 15º posto inaugurado neste ano.
A USF tem capacidade para atender 650 pessoas por dia, conta com quatro equipes de saúde da família e quatro equipes de saúde bucal. A unidade tem atendimento nos programas de hipertensão, diabetes, controle da tuberculose, hanseníase e doença falciforme.
Além disso, são oferecidos serviços de curativo, coleta de material para exames laboratoriais, vacinação, realização de visita domiciliar, marcação de consulta, dispensação de medicamentos básicos e confecção da 2ª via do cartão SUS. A estrutura do local tem três pavimentos, com salas de curativo e vacina, farmácia, 12 consultórios (três deles odontológicos), almoxarifado e sala de reunião.
A unidade foi inaugurada pelo prefeito ACM Neto e pelo secretário municipal de saúde, Leo Prates. Durante o evento, o prefeito anunciou que o Hospital Municipal de Salvador (HMS) vai passar a fazer cirurgia bariátrica a partir desta quinta-feira (29).
“Faremos um trabalho de acompanhamento de pessoas que sofrem obesidade, disponibilizando equipe multidisciplinar com endocrinologista, psicólogos, entre outros profissionais. O objetivo é ofertar 20 procedimentos por mês”, detalhou ACM Neto.
Também a partir da próxima terça-feira (3), a previsão é que a Prefeitura comece a fazer atendimentos adicionais para zerar a fila de consultas e exames de média e alta complexidade, acumulados por causa da pandemia da Covid-19.
“Começaremos a convocar as pessoas para a fila de regulação. Com isso, o município aumentará em 25% a quantidade de exames e consultas realizados por dia. Vale lembrar que clínicas, hospitais filantrópicos e particulares ainda podem participar do chamamento público para que a Prefeitura possa contratualizar os serviços e ofertem os atendimentos gratuitamente para a população”, explicou o secretário Leo Prates.
Entre as especialidades de consultas que serão disponibilizadas estão oftalmologia, cardiologia, otorrinolaringologia, neurologista e urologista. Já os exames envolvem ultrassonografia (transvaginal, mamária bilateral, abdômen total e tireóide, por exemplo), ressonância magnética e tomografia, entre outros.