PDT baiano aguarda decisão nacional para indicar apoio no 2º turno federal
Bahiapor Gabriel Lopes-BN
O PDT da Bahia aguarda uma definição da Executiva Nacional do partido para indicar apoio no segundo turno da eleição presidencial que tem a disputa entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). A cúpula se reúne na manhã desta terça-feira (4), em Brasília. No primeiro turno, o PDT teve Ciro Gomes como candidato ao Palácio do Planalto.
“Ciro encerra esse ciclo agora, tem que repensar o futuro, mas perdeu muito com a polarização, o partido perdeu com isso, tanto é que os votos de legenda caíram praticamente a metade do que foi na eleição passada. Estou em Brasília para ver qual vai ser a posição do partido a nível nacional e a estadual também”, disse Félix Mendonça Jr, presidente do PDT baiano, em conversa com o BN na manhã desta terça-feira (4).
A tendência é que a sigla comandada por Carlos Lupi manifeste apoio ao ex-presidente Lula. Segundo as informações, Lupi conversou por telefone com Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, e sugeriu que o PT incorpore três propostas de Ciro no plano de governo de Lula, que são: o programa de zerar dívidas do SPC; o plano de renda mínima; proposto, inicialmente, por Suplicy e o projeto Educação em Tempo Integral (leia mais aqui).
A presidente do PT acenou positivamente para o pedido. Diante do cenário, Lupi espera que Ciro também apoie pessoalmente a posição da legenda.