Paratinga perde Zenon Leal Porto, Ex-Prefeito do Município
Bahia
Faleceu na tarde desta segunda-feira, dia 24 de ,março de 2025 no Hospital Municipal, o Senhor Zenon Leal Porto- Ex-Prefeito de Paratinga, Escritor, Professor e Contabilista. O mesmo já estava com idade avançada e faleceu aos 89 anos de idade.
O seu sepultamento ocorreu ontem, 25 de março de 2025 às 09 horas no cemitério local de Paratinga-Bahia.
Zenon Leal Porto foi e será uma figura impar nos anais da história de Paratinga no Vale do São Francisco, tendo contribuído de forma significativa em vários aspectos neste processo de desenvolvimento político, administrativo, educacional entre outros com Secretário Municipal de Administração de Barreiras-Bahia durante a gestão do então Prefeito Otacílio Monteiro da Franca.
15.º Prefeito de Paratinga, no período de Abril de 1963 até abril de 1967. Estive nos partidos políticos: PR (1962-1966) e MDB (1966-1980;
Em uma busca na Wikipédia conta:
Biografia
Nascido em Paratinga, em 26 de janeiro de 1936 – Zenon é filho do ex-prefeito José Duarte Porto, que cumpriu mandato em meados de 1945. Também é familiar de outros ex-prefeitos e políticos do município, como Israel Porto Novais, que foi seu primo.
Na infância, estudou em Januária, Minas Gerais, no Colégio Inácio São João e mais tarde em Belo Horizonte no Colégio Batista Mineiro. Também fez curso de contabilidade, que se tornou sua principal profissão.
Carreira
Ingressou em movimentos políticos de Paratinga e Ibotirama na década de 1950 como uma das principais figuras da Frente Nacionalista Paratinguense. Esse movimento fundou, mais tarde, o jornal O Ibopatinga. Em 1962, concorreu às eleições para prefeito do município contra César Paraíso Cavalcanti, e venceu, iniciando o mandato em abril de 1963.
Como prefeito de Paratinga, seu mandato ficou marcado pelo início da expansão da área de educação municipal, a abertura das primeiras estradas das comunidades rurais de Paratinga, bem como o desenvolvimento de campanhas contra doenças comuns da época, como a doença de chagas. Foi também, durante o mandato de Zenon, a implantação da primeira rede de água da zona urbana do município.
Zenon terminou o mandato em 1967. Na década de 1970, voltou a disputar a prefeitura. Perdeu as eleições para Israel Porto Novais que era primo carnal e seu irmão de criação. No final da década de 1980 e início da década de 1990, exerceu atividades financeiras no mandato do ex-prefeito Geraldo Magela Carneiro Porto.
Até o momento, foi o prefeito mais jovem a assumir um mandato em Paratinga.
Zenon Leal Porto era filho do Senhor José Duarte Porto e Dona Mariana Leal Porto, casado com a Senhora Jobelice Maria de Souza Porto(in memorian) tendo seus filho: Filhos:.José Ulisses Souza Porto.Jozenice de Sousa Porto.Paulo Sérgio Souza Porto.Zilca Souza Porto Capobiango.Pedro Venceslau Souza Porto
Fonte: Jornal Correio do Oeste-Comendador João Néris DRT 4145-BA