MP-BA conquista dois prêmios do CNMP com projetos de gestão e do Rio São Francisco
BahiaDois projetos do Ministério Público da Bahia (MP-BA) conquistaram o primeiro lugar no “Prêmio CNMP 2020”, promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O MP baiano conquistou a premiação em duas categorias: “Indução de Políticas Públicas” e “Profissionalização da Gestão” com os projetos “A Fiscalização Preventiva Integrada – FPI na Bacia do São Francisco” e “Gepade – Gestão Pública Administrativa de Excelência”. O prêmio foi concedido na última quinta-feira (12), durante o encerramento do I Congresso do Ministério Público brasileiro.
O prêmio CNMP possui nove categorias, cada uma com três projetos finalistas. Para a procuradora-geral de Justiça, Norma Angélica Cavalcanti, o MP da Bahia está de parabéns pela premiação recebida pelo CNMP. “Prêmios importantes, um na área finalística e outra na área meio. Parabéns aos premiados por fortalecerem a nossa Instituição”, declarou a PGJ.
O projeto “FPI na Bacia do São Francisco” foi criado na Bahia em 2002 e tornou-se interestadual em 2018, com apoio do Comitê do São Francisco. Formado por mais de 50 instituições, é um projeto cujos desdobramentos são acompanhados por agentes locais e pela própria equipe, mesmo após sua finalização. Em cada etapa atuam cerca de 150 profissionais diagnosticando os danos ambientais, adotando medidas preventivas e de responsabilização dos agentes causadores das degradações.
O Gepade foi criado a partir da necessidade de criação de uma ferramenta que integrasse todas as informações sobre utilização de recursos em todas as áreas do Ministério Público e auxiliasse a administração superior na tomada de decisões. O projeto foi estruturado na ferramenta de BI (Businesse Inteligence), de modo a permitir que cada área alimente suas páginas com o detalhamento de cada recurso, permitindo assim um melhor controle sobre os recursos públicos aplicados na instituição.