Kleber Rosa propõe salário mínimo regional maior que o definido pela União
BahiaCandidato a governador da Bahia pelo Psol, o cientista social Kleber Rosa propõe a criação de um salário mínimo regional no estado, acima do valor definido no âmbito federal.
“O governo Temer fez um arrocho no salário mínimo, estamos agora com o governo de Bolsonaro que adota uma política de total desvalorização do salário mínimo dos trabalhadores desse país. Então, o governo da Bahia precisa criar um Salário Mínimo Regional para que tenha autonomia em relação ao governo federal e possa pagar um valor acima do que é pago atualmente pela administração nacional”, defendeu o candidato, nesta segunda-feira (1º), em entrevista à rádio Nordeste FM 95.3.
“Os baianos precisam receber um salário de acordo com as suas necessidades. Um salário que possibilite às famílias mais pobres viverem com dignidade”, acrescentou o candidato, lembrando ainda que em 2015, quando era secretário-geral da Intersindical, ele e outras lideranças sindicais entregaram ao governador Rui Costa (PT) uma proposta para a implementação do mínimo regional na Bahia.
Durante a entrevista, além desta iniciativa, Kleber Rosa propôs também criar um programa de transferência de renda estadual. “O Auxílio Brasil é insuficiente para arcar com as despesas das famílias mais humildes do nosso estado. Precisamos criar um programa que complemente o valor recebido atualmente pelo programa nacional para que as famílias possam comer”, defendeu o candidato, afirmando que, caso eleito, o combate à fome será sua principal prioridade à frente do governo.