Juiz José Jorge Barreto é eleito desembargador do TJ-BA pelo critério de merecimento
Bahiapor Cláudia Cardozo
O Pleno do Tribunal de Justiça da Bahia elegeu José Jorge Barreto para vaga de desembargador pelo critério de merecimento na manhã desta quarta-feira (9), com 99.998 pontos na classificação geral. A eleição foi determinada por uma liminar do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O quorum desta sessão é composto por 50 desembargadores.
Mais de 50 juízes disputam três vagas nesta quarta pelos critérios de merecimento e antiguidade. Ele concorreu com Paulo César Jorge e Marcelo Silva Britto. O eleito atuará na 2ª Câmara Cível e já atuava como juiz substituto do 2º Grau.
O pedido no CNJ foi feito pelos juízes Rolemberg José Araújo Costa e Angelo Jerônimo e Silva Vita, em um procedimento de controle administrativo, relatado pelo conselheiro Marcos Vinicius Jardim. De acordo com o relator Marcos Vinicius Jardim, a demora na apreciação dos editais ocasiona prejuízos à carreira dos magistrados. Informações de bastidores indicam que o TJ-BA entendeu que os juízes ainda são novos e podem aguardar o processo de promoção por antiguidade ser analisado no plenário, sem urgência.