Joca Soares deve ser anunciado neste sábado como vice de Olívia na eleição em Salvador
Bahiapor Matheus Caldas

O PCdoB vai anunciar neste sábado (12), às 9h, Olívia Santana como candidata à prefeitura de Salvador. A informação foi divulgada à imprensa, sem, no entanto, versar sobre o nome do vice. O Bahia Notícias, contudo, apurou com duas fontes ligadas ao PCdoB e ao PP, em condição de anonimato, que o campeão mundial de kickboxing, Joca Soares, deve ser realmente o nome escolhido.
O BN sinalizou a possibilidade em julho, quando bastidores da aliança já davam conta do recuo de Niltinho, que seria o nome do PP a apoiar Olívia (leia mais aqui).
Segundo a apuração da reportagem, o nome de Joca foi bem recebido dentro do PP, embora outros quadros tenham sido apresentados, como o de Marcos Medrado e o de Cacá Leão. Medrado não teria se mostrado empolgado com a possibilidade. Cacá, por sua vez, teria precisado focar no mandato de deputado federal.
Presidente estadual do PCdoB, Davidson Magalhães desconversou sobre a possibilidade, mas enalteceu a parceria com o PP e elogiou o nome de Olívia. “O fundamental é que nós conseguimos a aliança de dois partidos. O que essa aliança representa é a presença do PCdoB em Salvador e a liderança de Olívia, que conhece Salvador e tem experiência. Ela tem serviços prestados, experiência como vereadora e deputada, e tem amor, porque sabe de todas as dificuldades e sabe o sofrimento do povo”, afirmou, em entrevista ao Bahia Notícias.
“Ela tem raça porque tem na pele a desigualdade e a cor de Salvador. São três questões que resumem a candidatura de Olívia: experiência, amor e raça. Além disso, temos a aliança com o PP, que é um dos partidos com uma das maiores bancadas da AL-BA, tem o presidente [Nelson Leal] e o vice-governador [João Leão]. Isso representa a força que o PP tem. acrescentou.
O nome de Olívia é um dos apresentados pela base do governador Rui Costa para se opor a Bruno Reis, atual vice-prefeito, e nome colocado pelo DEM para a sucessão de ACM Neto.
Outros nomes confirmados são o de Denice Santiago (PT), nome bancado pelo governador Rui Costa (PT), e o Pastor Sargento Isidório (Avante), segundo lugar nas pesquisas para o Palácio Thomé de Souza (leia mais aqui). Agora, a base governista só tem mais uma pendência: o lançamento ou não de um candidato do PSB. A sigla no estado já se mostrou favorável à candidata petista, e agora analisa quem entraria como vice na chapa com Denice: Fabíola Mansur ou Silvio Humberto (leia mais aqui).