Governo da Bahia assina contrato para construção da ponte Salvador-Itaparica
Bahiapor Ailma Teixeira / Lucas Arraz
O governador Rui Costa assinou nesta quinta-feira (12) o contrato que autoriza o início das obras da ponte Salvador-Itaparica. Em evento realizado em frente ao prédio da Governadoria, o documento também foi assinado pelo consórcio chinês que irá realizar a obra, formado pelas empresas China Communications Construction Company (CCCC Ltd), CCCC South America Regional Company (CCCCSA) e China Railway 20 Bureau Group Corporation (CR20).
A data inicial de assinatura era no início do ano, mas foi prorrogada por conta da pandemia de Covid-19. A partir da cerimônia desta manhã, as empresas terão um ano para elaborar o projeto e outros quatro para executar o equipamento.
De acordo com o governo do estado, a ponte terá uma extensão de 12,4 quilômetros, com acessos em Salvador, por túneis e viadutos, e em Vera Cruz, com a ligação à BA-001. A concessão do projeto executado por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) será de 35 anos.
O projeto promete melhorar a mobilidade entre a capital, a região metropolitana e o sul do estado. A estimativa é que 24 municípios sejam beneficiados com o encurtamento da distância e redução do tempo de viagem em mais de 40%, por não mais ser necessário realizar o contorno de 100 quilômetros pela BR-101 para acessar a capital baiana. Outros 52 municípios devem ter a distância reduzida entre 20% e 40% da atual. A estimativa é que sejam gerados sete mil empregos durante a construção do equipamento e cerca de 100 mil postos de trabalho em 30 anos.
Na cerimônia, Rui exaltou a união do grupo político para a realização da obra. “A soma de diversas cores e um conceito. Esse grupo chegou pra mudar a história da Bahia, a história como estado se relacionava com seu povo, a história como esse estado se relacionava com os prefeitos, com o sistema judiciário. É mudança da água para o vinho”, disse.