Governador reeleito no DF declara apoio a Bolsonaro no 2 turno
Bahiapor Nicole Angel, de Brasília
O governador reeleito no Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), declarou, nesta quarta-feira (5), apoio à candidatura do presidente Jair Bolsonaro à reeleição no segundo turno, que está marcado para o dia 30 de outubro. A declaração foi feita após reunião entre os dois no Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente em Brasília.
O apoio de Ibaneis já era certo, visto que o mesmo também apoiou o presidente no primeiro turno. Segundo o governador do DF, “é um apoio que vem do coração”. “Um apoio que vamos correr as ruas do Distrito Federal junto com a população, em especial, a população mais carente da nossa cidade, para que a gente consiga os votos para reeleger o presidente. […] Essa é uma parceria efetiva e nós vamos trabalhar muito para reeleger o senhor”, afirmou o governador do Distrito Federal.
O presidente Jair Bolsonaro agradeceu o apoio de Ibaneis e afirmou que o considera um “amigo”. “Satisfação de receber nosso governador reeleito Ibaneis. Fechamos acordo e ele estará junto comigo por ocasião da reeleição, como esteve durante a campanha”, afirmou Bolsonaro.
No DF, o presidente Jair Bolsonaro recebeu 51,65% dos votos da capital federal, no primeiro turno do pleito, que aconteceu no último domingo (2). Já na corrida de governadores, Ibaneis levou a melhor ainda no primeiro turno, recebendo 50,30% dos votos, enquanto seu concorrente, Leandro Grass (PV), ficou atrás com 26,25%.
POSIÇÃO DO MDB
Após a derrota da presidenciável da sigla de Ibaneis, Simone Tebet, o partido ainda não declarou apoio formal a nenhum candidato. Porém, a expectativa é que Tebet declare apoio, ainda nesta quarta, ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Mesmo com o apoio ainda não definido por parte do MDB, Ibaneis criticou o eventual apoio de Tebet a Lula. De acordo com o governador do DF, Simone Tebet não chegou a procurar contato com ele nem durante a campanha. “Ela não teve diálogo e mais uma vez vai tomar uma decisão isolada”, disse sobre a possibilidade.
Durante o primeiro turno, a candidata do MDB ficou em terceiro lugar na corrida presidencial, recebendo assim 4,1% dos votos na visão geral. No DF, Tebet recebeu 5,98% dos votos da capital federal.