Fundação Pedro Calmon dialoga com editoras baianas sobre política do livro e leitura no estado

Bahia

A Fundação Pedro Calmon (FPC), unidade da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-BA), realizou um encontro com as pequenas e médias editoras baianas, na Biblioteca Juracy Magalhães Júnior, localizada no bairro do Rio Vermelho, em Salvador. A reunião aconteceu na última terça-feira (26).

O encontro, pautado pela FPC, visa construir uma agenda robusta com as editoras, que possuem um papel importante no fortalecimento da política do livro e da leitura no estado da Bahia. A Fundação Pedro Calmon vem desenvolvendo diversas ações no intuito de fomentar e valorizar a leitura, incentivar e difundir a produção literária baiana e dinamizar a cadeia produtiva do livro.

Para Vladimir Pinheiro, diretor-geral da FPC, o encontro com as pequenas e médias editoras é importante para a política do livro e da leitura no estado. “Momento para discussão de políticas públicas para o setor, onde dialogamos sobre as oportunidades para potencializar as ações dessas editoras nos eventos literários. Tivemos, também, uma conversa riquíssima sobre a atualização do Plano Estadual do Livro e da Leitura (Pell), que nos pautou para avançarmos ainda mais na política do livro e da leitura na Bahia “, enfatizou.

Pell-BA

O Pell-BA é coordenado conjuntamente pelas Secretarias de Cultura, através da FPC e Secretaria de Educação. Consiste na estratégia permanente de planejamento, apoio, articulação e referência para a execução de ações voltadas para o fomento da leitura.

Valéria Pergentino, da editora Solisluna e Conselheira do Pell, salientou que, para as editoras, o objetivo da reunião foi apresentar as demandas e as pautas importantes para o mercado editorial. “As editoras fomentam o livro e a leitura na Bahia. Esse diálogo se faz necessário, e, nesse primeiro momento em conversa com a FPC, pontuamos como podemos construir uma agenda para o livro, leitura e a formação de leitores, nessa parceria com o mercado editorial”, reforçou.

As demandas pautadas pelas editoras, como a participação nas feiras, festas e festivais literários, serão debatidas na próxima reunião do Pell. Participaram as editoras: Pinaúna Editora; P55 Edição; Solisluna Editora; Editora Segundo Selo; Editora Futucacuca; Caramurê Publicações.

Deixe sua avaliação!

Mais Notícias de Bahia