Funceb realiza oficina do Escritas em Trânsito com Itamar Vieira Junior em Juazeiro
BahiaEntre os meses de setembro e novembro de 2023, a Fundação Cultural do Estado (Funceb), instituição vinculada à Secretaria de Cultura do Estado, realiza mais uma edição do projeto Escritas em Trânsito. Esta é a primeira vez que o projeto circulará em cidades do interior da Bahia, além de Salvador.
Um dos momentos mais aguardados é o da oficina ‘Escrever é estar vivo’, que será ministrada pelo escritor soteropolitano, Itamar Vieira Junior, entre 10 e 12 de novembro, no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, na Bahia.
A oficina propõe a escrita literária como reflexo da experiência de estar vivo como uma maneira de recriar o mundo. Também propõe a introdução à escrita criativa de Contos e Romances, desde a ideia inicial, passando pela leitura atenta de obras contemporâneas consagradas, até a prática da escrita, discutindo temas como trama, personagens, estilo e revisão.
Itamar é Doutor em Estudos Étnicos e Africanos com pesquisa sobre a formação de comunidades quilombolas no interior do nordeste brasileiro. Itamar Vieira Junior se revelou um fenômeno literário a partir do romance ‘Torto Arado’ (2019), que figura regularmente entre as listas de mais vendidos e venceu os prêmios Jabuti e Oceanos – maiores prêmios literários de língua portuguesa. O autor também recebeu o Prêmio Leya, por unanimidade, com o romance Torto Arado, que também foi traduzido para mais de 10 idiomas e está ganhando adaptação teatral e audiovisual.
Pessoas interessadas em participar da oficina podem se inscrever gratuitamente até 20 de setembro no site da Funceb. Estão disponíveis 30 vagas, e podem participar da atividade artistas da palavra, pesquisadores, estudantes e pessoas interessadas em Literatura.
O Escritas em Trânsito é realizado pela Coordenação de Literatura da Diretoria das Artes da Funceb (Dirart/Funceb) desde 2012 e, até então, 31 oficinas já foram realizadas.
Para este ano, o projeto ainda prevê as oficinas “Poesia Falada”, com Elisa Lucinda, em Salvador; e “Textos Impossíveis”, com Amara Moira, em Salvador e Lençóis.