Em nota de repúdio, OAB Nordeste chama de “xenófobas e covardes” manifestações contra nordestinos no 1º turno das eleições

Bahia

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Nordeste divulgou nota repudiando as manifestações feitas contra os nordestinos após o resultado das eleições no último domingo (2). A região foi fundamental para a virada do ex-presidente Lula (PT) na disputa presidencial no primeiro turno.

Em nota, a OAB Nordeste chamou as declarações contra a região de “xenófobas e covardes” e enfatizou a importância do Nordeste para o país. “Nordeste representa cerca de 25% do total do Brasil, o que o coloca como a segunda região mais populosa do Brasil, com mais de 53 milhões de habitantes. Para além de sua importância econômica, riquezas naturais e diversidade cultural, aqui nasce um povo trabalhador e orgulhoso de suas origens”, diz o comunicado.

A Ordem ainda acrescentou que é “inadmissível, nos dias de hoje, convivermos com manifestações que buscam agredir e diminuir a importância de brasileiros e brasileiras que exercem sua cidadania” e que as “agressões não se coadunam com os ideais de solidariedade, serenidade, civilidade e bom senso que deveriam orientar a sociedade para a construção de um país fraterno, justo e inclusivo”.

Ao final da nota, a Ordem manifestou se compromisso com os valores democráticos e com o combate a todas as formas de discriminação, parabenizando, ainda, o presidente da OAB-MG, Sérgio Leonardo, que manifestou repúdio às declarações da vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil em Uberlândia, Flavia Aparecida Moraes, que publicou um vídeo em uma rede social dizendo que “não vai mais alimentar quem vive de migalhas”, se referindo aos moradores da região Nordeste do Brasil.

Assinam o documento os seguintes presidentes das ordens do Nordeste: Daniela Lima de Andrade Borges (Bahia), Danniel Alves Costa (Sergipe), Vagner Paes Cavalcanti Filho (Alagoas), Fernando Jardim Ribeiro Lins (Pernambuco), Harrison Targino (Paraíba), Aldo de Medeiros Lima Filho (Rio Grande do Norte), José Erinaldo Dantas Filho (Ceará), Celso Barros Coelho Neto (Piauí)e Kaio Vetor Saraiva Cruz (Maranhão).

Deixe sua avaliação!

Mais Notícias de Bahia