Eleições na Bahia: Puxada pelo União Brasil de ACM Neto, oposição tem apenas 59 prefeituras divididas entre PDT e PSDB, das 417 no estado
BahiaA base de oposição na Bahia tem um cenário desafiador quanto ao número de prefeituras sob sua gestão e como chega para as eleições deste ano e naturalmente visando a eleição de 2026 em que ACM Neto deve tentar novamente a disputa pelo executivo estadual. Em levantamento feito pelo Portal Bahia Notícias, os números apontam que os partidos que divergem da gestão estadual possuem apenas 59 prefeituras no estado, em um total dos 417.
Entre os partidos, está o União Brasil, principal legenda de oposição ao grupo governista, que possui 32 prefeituras, regredindo desde 2020. O partido, no entanto, detém o comando de 5 das 10 cidades mais populosas da Bahia, com a capital, Salvador, além de Camaçari, Teixeira de Freitas, Barreiras e Vitória da Conquista. Com isso, partidos como PSDB, PDT, Republicanos, PRD e PL possuem representação entre as gestões.
Divididos no pódium, PSDB e PDT ocupam, 8 e 9 prefeituras, respectivamente. Além deles, o Republicanos aparece com 3 cidades sob a gestão, além de cidades com o comando do PRD e o PL. Apesar disso, os cenários municipais podem sofrer com peculiaridades políticas específicas, já que alguns prefeitos, apesar das legendas de filiação, mantém o apoio a grupos distintos na seara estadual.
Veja as prefeituras da oposição:
Araci, Barra do Rocha, Caetité, Euclides da Cunha, Gentio de Ouro, Maracás, Uibaí, Porto Seguro, Boa Vista do Tupim, Dias D’ávila, Itamaraju, Juazeiro, Pojuca, Santo Antônio de Jesus, São Miguel das Matas, Serra do Ramalho, Cruz das Almas, Érico Cardoso, São Felipe, Jucuruçu, Wagner, Morro do Chapéu, Valença, João Dourado, Abaíra, Araçás, Barreiras, Brejolândia, Buerarema, Buritirama, Cairu, Camaçari, Campo Formoso, Conceição do Coité, Eunápolis, Filadélfia, Guaratinga, Ibicaraí, Itagi, Mucuri, Nazaré, Nilo Peçanha, Nova Viçosa, Ourolândia, Quixabeira, Riachão do Jacuípe, Salvador, São Gonçalo dos Campos, Sapeaçu, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas, Umburanas, Uruçuca, Várzea Nova, Vitória da Conquista, Coribe e Santa Maria da Vitória.
Fonte: Bahia Noticias