Debandada: Dissidentes do PSDB ignoram ACM Neto e declaram apoio a Jerônimo e Lula
BahiaTucanos do movimento “PSDB pela Base” contrariam decisão do partido de apoiar candidatura de ACM Neto
“Desde pequeno eu ouço na política que quem fica em cima do muro toma pedrada dos dois lados. Homens e mulheres têm que ter firmeza, têm que ter posição política. Quando Neto adota postura da neutralidade, em verdade, ele está escolhendo Bolsonaro e apoiando a barbárie. Porque no momento que a gente vive do nosso país, de maior crise implantada durante o regime democrático, você declarar neutralidade, é porque você está apoiando a barbárie. Então, não cabe no momento dessa de grave crise institucional e política, a neutralidade. Uma prova disso é que muitos que apoiam Bolsonaro estão apoiando Neto aqui no estado”, avalia o tucano.
“É importante salientar que a maioria das pessoas do nosso grupo já caminhavam apoiando a candidatura de Lula e de Jerônimo. O que aconteceu agora foi uma reunião formal do grupo e, por maioria, de forma praticamente consensual, acordamos em declarar, em formalizar enquanto grupo, apoio à candidatura de Jerônimo e a de Lula, mas individualmente aqui todos nós já estávamos militando nesse sentido”, destacou Tiago Assis, um dos representantes do grupo.
Ele destaca ainda que quadros históricos no âmbito nacional estão apoiando o Partido dos Trabalhadores. E que o movimento “PSDB pela Base” foi chamado de “viúvas de Mário Covas”, em referência ao ex-governador de São Paulo, um dos fundadores do partido e defensor da social-democracia. Perguntado como ele vê o apoio de alguns tucanos declararem apoio à reeleição do presidente Jair Bolsonaro e da sua legenda apoiar formalmente ACM Neto na Bahia, ele lamentou.
“As figuras que realmente representavam a social-democracia e que fundaram o PSDB estão com o Lula. O Fernando Henrique Cardoso declarou apoio ao Lula, Tasso Jereissati declarou apoio ao Lula, José Serra, que foi um adversário ferrenho, declarou apoio ao Lula. Os novos, que não são tão novos assim, porque pensam como as velhas oligarquias brasileiras, é que estão com o Bolsonaro. Então isso reflete o estilhaçamento que o PSDB se encontra hoje. Mas nós do ‘PSDB pela Base’, que incorporamos e levamos a sério o programa do partido da social-democracia, não iríamos jamais retroceder e abrir mão de apoiar o mínimo de civilidade e democracia representada na candidatura de Lula e Jerônimo contra a barbárie representada na candidatura de Jair Bolsonaro”, apontou Tiago Assis.