Cotrim critica pesquisas eleitorais; Cezar Leite minimiza: ‘Não posso focar nisso’

Bahia

por Matheus Caldas / Ailma Teixeira

Cotrim critica pesquisas eleitorais; Cezar Leite minimiza: 'Não posso focar nisso'

Fotos: Matheus Caldas / Bahia Notícias

A decisão judicial que proibiu a divulgação de uma pesquisa Ibope sobre a disputa eleitoral em Salvador (leia mais aqui) tem repercutido entre os candidatos. Presentes na inauguração do Instituto Senai de Sistemas Avançados em Saúde, nesta sexta-feira (30), Cezar Leite (PRTB) e Celsinho Cotrim (Pros) divergem quanto à medida. Enquanto o primeiro diz pouco se importar com os levantamentos, o segundo demonstrou apoio ao veto judicial. 

 

“Concordo plenamente com Sargento Isidório. Entrei em contato com ele, me solidarizei e disse a ele, inclusive, que sou coautor e assinarei junto com ele todos esses pedidos dessas pesquisas encomendadas em véspera de eleição pra tumultuar o processo eleitoral, onde uma cidade que tem aproximadamente 3 milhões de eleitores não dá pra ter um cenário a partir de 600 telefonemas”, criticou Cotrim.

 

Como apontado pelo candidato pelo Pros, o pedido para proibir a divulgação prevista para esta sexta-feira (30) foi apresentado pela chapa encabeçada pelo deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante). O coordenador da campanha dele, o senador Angelo Coronel (PSD), já havia criticado a divulgação de pesquisas. 

 

O último levantamento publicado pelo Bahia Notícias, por exemplo, mostrava o parlamentar em queda (9,3% das intenções de voto) enquanto a candidata do PT, Major Denice (PT) registrou crescimento (10,6%). O vice-prefeito Bruno Reis (DEM) seguia na liderança isolada (52,1%) das intenções de voto, conforme o questionário aplicado pelo Instituto Paraná Pesquisas, de 16 a 19 de outubro.

 

O levantamento, que ouviu 820 eleitores soteropolitanos, tem grau de confiança de 95% e margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. Ele está registrado sob o n° BA-00401/2020 no Tribunal Superior Eleitoral (saiba mais aqui).

Cotrim não pontuou nesta pesquisa. De acordo com os números do questionário, quem também não aparece bem posicionado é o candidato Cezar Leite, com apenas 2,7% das intenções de voto no cenário estimulado.

 

Mas, diferente de Isidorio e Cotrim, ele diz não se importar com a divulgação. “Eu não estou, na verdade, acompanhando nem me preocupando com pesquisa porque pesquisa, infelizmente, virou um instrumento político e não está refletindo a realidade dos fatos. Você viu isso na eleição de Bolsonaro, que até a véspera disse que Bolsonaro não era eleito. Zema a mesma coisa, Trump a mesma coisa. Eu não posso focar na pesquisa. O que eu estou vendo é o ‘Instituto de Pesquisa Leite Neles’, eu estou indo nas ruas, estou vendo como as pessoas estão acolhendo nossas ações, nossos projetos, nossos pensamentos… E a rede social, que nós estamos muito bem”, exalta. Um levantamento feito pelo Bahia Notícias mostrou que, entre os nove postulantes, ele é o que possui maior engajamento no Facebook (veja aqui).

Deixe sua avaliação!

Mais Notícias de Bahia