Conversão de UTI Covid para regular começa em SSA com 20 leitos no Ernesto Simões Filho
Bahiapor Jade Coelho

Os índices de casos ativos e a taxa de ocupação de leitos em Salvador motivaram um acordo entre secretarias da Saúde municipal e estadual para conversão de leitos de UTI Covid-19 para UTI regular. O assunto foi discutido em reunião entre o secretário Leo Prates, da SMS, e representanta da pasta estadual ,conforme noticiado pelo Bahia Notícias na quinta-feira (3) (leia aqui).
Prates explicou que ficou combinado que a desmobilização será iniciada no Hospital Ernesto Simões Filho, com 20 leitos de UTI Covid que passarão a funcionar como UTI cardiovascular.
A unidade foi transformada em um hospital para casos da Covid-19 no início da pandemia, antes mesmo dos hospitais de campanha. O Hospital Geral Ernesto Simões Filho tem capacidade inicial de 164 leitos, sendo 54 de Terapia Intensiva (UTI). A unidade foi, ao lado do Instituto Couto Maia, referência terciária na assistência aos casos confirmados de infecção pelo Covid-19.
“Acertamos começar a desmobilização pelos hospitais onde podem ser atendidas outras doenças. O leito vai continuar sendo de UTI, porém para atendimento de outras doenças”, explicou Prates.
Sobre a escolha da especialidade que será beneficiada com os leitos, o secretário municipal de Saúde argumentou que a pasta tem notado uma alta demanda para as doenças vasculares. “Nós percebemos que está tendo uma grande pressão do sistema”, justificou.
As reuniões entre Sesab e SMS serão recorrentes. Leo Prates afirmou que o combinado é de que a spastas se reúnam uma vez por semana.