Conheça o Mundo Maker, por : Patrícia Bastos da Silva
BahiaMetodologia de ensino aplicada em sala de aula por professora de ciências da rede municipal de Santo Estêvão , vira produto da dissertação de mestrado na Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e hoje está disponível em Plataforma Maker .
Professora do ensino fundamental II da Escola Municipal Profª. Marizélia de Jesus Rocha no Município de Santo Estevão/Ba. Formada em Licenciatura em Biologia e Bacharelado em Enfermagem pela Faculdade de Tecnologia e Ciências- FTC- EaD/ FTC, Feira de Santana. Pós- Graduada em Educação Ambiental, Instituto FINOM – Faculdade do Noroeste de Minas. UTI e Emergência, na Faculdade Social da Bahia, em Salvador. Em 2018 egressa como aluna especial na UNEB. Membro do Grupo de Pesquisa Difusão do Conhecimento, Educação, Tecnologia e Modelagens Sociais- DCETM, desde 2019, Egressa como aluna regular em 2021.Mestre pela Universidade Estadual da Bahia (UNEB) 2023.
Professora de Ciências do ensino fundamental II, relata que seu maior desafio enquanto docente era fazer com que seus alunos tivessem interesse em aprender, e pensou porque não potencializar a aprendizagem dos alunos relacionando o conteúdo teórico através da prática, implementando a CULTURA MAKER, como mecanismo de ensino, para todos os discentes que tenham a oportunidade de acessar a plataforma. Além disso, também se torna um excelente campo para os docentes criarem e desenvolverem experimentos, que podem alcançar um elevado número de estudantes e professores e com isso otimizar o ambiente acadêmico como um todo expresso em uma plataforma, bem como não perder de vista a memória dos experimentos realizados pelos alunos em sala de aula.
Para viabilizar essa plataforma MAKER, foi preciso estar de acordo com as licenças de autorização e dentro das diretrizes do REA, para isso existe o Creative Commons (CC) que é uma organização sem fins lucrativos que controla uma licença do mesmo nome. Essas licenças oferecem uma forma padronizada de conceder autorizações de direito autoral e direitos conexos para trabalhos criativos. Em vez de seguir os direitos autorais convencionais, as licenças CC destacam-se pela flexibilidade, simplicidade, gratuidade e acessibilidade. Ao contrário dos conteúdos que apresentam o selo “Todos os direitos reservados”, os autores podem criar termos de licença personalizados de acordo com suas necessidades, sem precisar se preocupar com jargões jurídicos.
Uma das licenças CC mais populares e a que está sendo utilizada nessa plataforma é a CC BY-NC-SA (Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual), ela permite que outras pessoas compartilhem e adaptem a obra, desde que atribuam crédito ao autor original, não utilizem o trabalho para fins comerciais e compartilhem a nova obra sob a mesma licença. Com essa licença, os autores podem garantir que seu trabalho seja divulgado e compartilhado de maneira responsável e sustentável.
Seguindo com o desenvolvimento do projeto, utilizou-se a linguagem de programação “Python” para criar cliques interativos, tornando-o ainda mais dinâmico e envolvente para os usuários. O layout foi desenvolvido na plataforma “Figma”, com alguns ajustes criativos feitos no Photoshop para torná-lo mais atraente e imersivo para todos que acessam. Por fim, hospedou-se a plataforma na HostGator, em um subdomínio chamado “zaya.net.br”
A plataforma desenvolvida está com o link de acesso: www.labmaker.zaya.net.br,
Embora o projeto baseie-se em outras plataformas maker, inova-se ao pensar nos docentes e creators, tornando mais fácil para eles compartilharem suas aulas e experimentos. Para aqueles que já usam o YouTube, fica ainda mais simples, pois podem carregar seus vídeos diretamente na plataforma e adicionar o link do vídeo, juntamente com um arquivo em PDF de sua aula/experimento, tornando o conteúdo imediatamente acessível aos alunos.
Acesse o link ou QRcode disponível abaixo:
https://instagram.com/patybsilvaaa?igshid=ZWIzMWE5ZmU3Zg==