Comunicação empresarial em tempos de crise é tema de mesa redonda da ACB

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Comunicação empresarial em tempos de crise é tema de mesa redonda da ACB

Foto: Divulgação/ ACB

O Núcleo Empresarial de Gestão de Crise e Reputação da Associação Comercial da Bahia (ACB) debateu em mesa redonda feita nesta terça-feira (4) os desafios da comunicação empresarial em tempos de crise. Transmitida pelo YouTube, a live teve participação do jornalista e filósofo Hamilton dos Santos, diretor geral da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). e destacou assuntos como engajamento social e reputação de empresas.

 

De acordo com o convidado, as crises de imagem e reputação ocupam atualmente espaços sem precedentes no planejamento das organizações. “Este é o grande desafio, especialmente para o mundo dos negócios. Portanto estou muito feliz em estar participando de um projeto inovador como é este grupo da ACB voltado para gestão de crise e reputação. A Bahia, como sempre, na vanguarda, criando um movimento deste dentro de uma associação comercial”, destacou o executivo da Aberje.

 

Como apontou Hamilton a pandemia antecipou algumas tendências e, hoje, as empresas começaram a despertar para a necessidade de um olhar atento para as demandas sociais, buscar entender a diversidade e atuar compartilhando valores. “Nesse sentido, eu diria que o mundo dos negócios está um passo à frente do universo político. Hoje vemos a política adotando um caminho mais conservador e, na oposição, o mundo dos negócios indo em uma direção diferente, rumo à diversidade, à sustentabilidade, aos valores humanos”, disse.

 

A comunicação, como indicou o convidado, deve ser encarada pelas organizações como uma competência estratégica inerente a todos os atores do universo empresarial, desde o CEO às áreas mais operacionais. “A gente advoga para que uma organização tenha uma área de comunicação com gestores bem formados para este comando. Qua saiba gerir pessoas, processo, projetos e, sobretudo, saiba gerir crises, principalmente as micro crises, que são as que acontecem o tempo todo”, sinalizou o jornalista.

 

Ainda segundo o diretor geral da Aberje, o líder empresarial precisa ter uma mensagem genuína para passar. Como exemplo, citou o marketing ecológico sem real engajamento das empresas com o meio ambiente, como ocorria décadas atrás. “Foi quando a ecologia entrou na pauta global. Mas depois perceberam que apenas o discurso não bastava, mas sim atos concretos sobre a questão ecológica”, complementou Hamilton dos Santos.

 

A mesa redonda foi conduzida pelo vice-presidente e coordenador do Núcleo Empresarial de Gestão de Crise e Reputação da ACB, Paulo Cavalcanti, com as presenças da jornalista Monique Melo, do estrategista Marcelo Lyra, do advogado Washington Pimentel e do professor Zilan Costa e Silva. Quinzenalmente, o Núcleo convida especialistas de diversas áreas para discutir assuntos pertinentes aos novos desafios da atividade empresarial.

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