Barreiras: Sucessão promete ser das mais disputadas na história da cidade considerada “capital do Oeste”

Bahia

Considerada a “capital” do Oeste da Bahia por causa da alta atividade econômica decorrente do agronegócio, Barreiras está se preparando para uma eleição em 2024 em que a disputa promete ser das mais acirradas.

Como o atual gestor, Zito Barbosa (UB), está em seu segundo mandato, a cidade terá um novo prefeito a partir de janeiro de 2025. Nos bastidores políticos, especula-se sobre diversos nomes que podem ser apoiados por Zito, a exemplo do seu próprio vice, Emerson Macedo (UB).

Ele também pode indicar o nome da sua esposa, Marisete Bastos (UB), ex-prefeita de Brejolândia e ex-secretária de Saúde em Barreiras. Com força também aparece o nome de Danilo Henrique, secretário de governo na vizinha Luís Eduardo Magalhães, na gestão de Júnior Marabá (PP).

Ele é filho do deputado estadual Antonio Henrique Júnior (PP) e neto de Antonio Henrique, “Tonhão”, que foi prefeito duas vezes em Barreiras.

Assim como em Luís Eduardo Magalhães, com Marabá, que tem feito uma gestão considerada moderna e participativa, Danilo, coordenando agora o projeto Barreiras Daqui Pra Frente – uma espécie de escuta das demandas da população de cada bairro da cidade – tem defendido um modelo gerencial que, segundo ele, busca integrar o povo na construção das soluções para as demandas da sociedade.

Do lado da oposição, assim como na situação, ainda não há definição sobre o nome para concorrer ao pleito. Há rumores de que a secretária de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia, Jusmari Oliveira (PSD), e até o deputado estadual Eures Ribeiro (PSD), ex-presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e ex-prefeito de Bom Jesus da Lapa, buscam o apoio do governador Jerônimo Rodrigues (PT) para o pleito.

Na cidade, nas eleições passadas, o hoje governador não conseguiu vencer o então candidato do União Brasil ao governo do Estado, ACM Neto. No segundo turno o petista obteve 45,99% dos votos, contra 54,01% de Neto.

No mês de julho deste ano,  a pesquisa da Gaspareto Pesquisas e Estatísticas mostrando que, na sondagem espontânea, quando o eleitor responde livremente à pergunta sobre em quem irá votar, Danilo aparece com 5,42% das intenções de voto, empatado com Emérson Cardoso, atual vice-prefeito de Barreiras, com 5,32%.

Na mesma sondagem, o ex-deputado federal Tito (Avante) lidera, com 16,16%, e a secretária de Desenvolvimento Urbano e ex-prefeita Jusmari Oliveira surge com 6,94%. Não sabe e não responderam à pesquisa totalizam 59,98% e nulo, 3,80%.

 

Política Livre

Deixe sua avaliação!

Mais Notícias de Bahia