Baiano disputa torneio sul-americano de jiu jitsu com apoio da Sudesb
Bahia
O primeiro dia da 7ª edição da Feira Literária de Ilhéus (FLI) foi marcado pela abertura da Casa do Governo, um espaço dedicado a promover a diversidade, com uma série de atividades culturais envolvendo diversas secretarias e órgãos do Estado da Bahia. Com uma programação dinâmica e atividades variadas, a Casa do Governo tem como objetivo atrair o público por meio de iniciativas que conectam educação, cultura, tecnologia e cidadania.
A abertura contou com um cortejo das fanfarras dos Colégios Estaduais Professor Fábio Araripe e Professor Roberto Arléo Barbosa, que conduziram o público até o Centro de Convenções. Entre as atrações da Casa do Governo, destacam-se o “Espaço Deixa eu Falar!”, que reuniu recitais e uma roda de conversa com o professor e escritor José Sebastião de Souza Júnior, além de exibições permanentes de produções culturais dos estudantes da rede estadual, como artes visuais.
“Estamos muito satisfeitos em trazer para a 7ª Feira Literária de Ilhéus uma programação rica em ações e entregas do Governo do Estado da Bahia, especialmente na Casa do Governo”, destaca Vladimir Pinheiro, Diretor Geral da Fundação Pedro Calmon/SecultBA, responsável pela coordenação da Casa. Ele ressalta ainda que, durante os três dias de feira, o evento conta com a presença ativa da Secretaria de Cultura, por meio da Fundação Pedro Calmon e da Fundação Cultural, além da Secretaria de Educação, Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e Secretaria de Ciência e Tecnologia. “Convidamos todos a visitarem nosso estande e a aproveitarem essa experiência única.”
Um dos pontos altos foi a experiência no Metaverso, onde os visitantes puderam explorar ambientes digitais tridimensionais com o uso de óculos de realidade virtual, proporcionando um contato interativo e inovador com o universo literário. A exposição fotográfica “Conexões de Quebrada” também chamou a atenção do público, enfatizando temas sociais relevantes por meio de imagens impactantes.
Com uma programação contínua e inclusiva, a Casa do Governo na FLI se consolida como um espaço de convergência cultural e aprendizado, proporcionando aos visitantes uma experiência rica e transformadora que reflete o compromisso com a promoção da diversidade e da inclusão.