Bahia:“Glauber em Movimento” é aberta para visitação no aeroporto de Vitória da Conquista
BahiaCom 16 totens e seis televisores a exposição, que é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura, remonta a vida do cineasta, desde sua infância, com informações e conteúdo fotográfico, arquivístico e audiovisual, destacando não só a sua trajetória profissional, aproximando os visitantes à dimensão humana e pessoal de Glauber.
Para a Secretária de Cultura, Arany Santana, a exposição é o reconhecimento do Governo do Estado pela memória do cineasta. “É necessário destacar que o Governo do Estado tem feito entregas importantes aqui em Vitória da Conquista e região. O aeroporto, a policlínica, a reforma do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, e hoje, esta exposição, que é o reconhecimento da importância desse cineasta conquistense, que revolucionou e continua influenciando os cineastas, da Bahia do Brasil e do mundo. Estamos celebrando hoje a memória de Glauber e sendo no dia de sua morte, é sem dúvida celebrar a resistência, mais que necessária neste momento”, destacou Arany Santana.
Emocionada Paloma Rocha, filha do cineasta e curadora da exposição, destacou a importância da simbólica desse dia. “A emoção transcende, pois estou muito emocionada e feliz, por estar em Vitória da Conquista, no dia de sua morte. Mas creio que com essa exposição, é como se fosse o renascimento de meu pai. Agradeço a todos os envolvidos do governador Rui Costa ao servente, passando pela secretária de Cultura, Arany Santana, pela realização desta exposição”, finalizou.
Artistas e agentes culturais da região também estiveram presentes para conferir a abertura da exposição “Glauber em Movimento” e destacaram a importância de manter a memória do conterrâneo. “Penso ser de extrema importância nós podermos visitar e ver esses documentos íntimos da família, eu vejo como fundamental as pessoas terem acesso a essa parcela do enorme acervo do grande Glauber pelo que ele representa para nosso orgulho e identidade como conterrâneos, um cara que criticava o Brasil por querer um país melhor”, explicou Marcelo Lopes, historiador e documentarista conquistense.
A exposição fica em cartaz no Aeroporto Glauber Rocha até o dia 20 de outubro e depois segue para o Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, espaço cultural administrado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, também na cidade.